FAB avalia fechamento do Aeroporto Santos Dumont para o G20
07/11/2024
Decisão será divulgada até semana que vem. Voos previstos para o período do evento podem redirecionados ao Galeão. Movimento foi defendido pelo prefeito Eduardo Paes. Aeroporto Santos Dumont e sua pista com vista para o Pão de Açúcar
Alexandre Macieira/Riotur
A Força Aérea Brasileira anuncia na próxima semana se o Aeroporto Santos Dummont, no Centro do Rio de Janeiro, será fechado durante o período do encontro da Cúpula dos Líderes do G20, entre os dias 18 e 19 de novembro, na capital. O fechamento é defendido pelo prefeito Eduardo Paes.
Paes chegou a afirmar na semana passada que fez o pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A fala ocorreu em coletiva de imprensa na última quinta-feira durante a cerimônia de entrega da revitalização do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, Zona Sul. O local vai receber presidentes, chefes de estado e representantes dos 19 países que compõem o grupo, formado pelas maiores economias do mundo, a União Africana e União Europeia.
A proposta é para redirecionamenro dos pousos e decolagens para o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte.
A decisão, no entanto, cabe ao Ministério da Defesa e a FAB, que levam em conta a necessidade de redução do fluxo de veículos na região, que fica no mesmo perímetro do MAM. Outra análise é se o Galeão comporta o volume de pousos e decolagens previstos para o Sanros Dummont no período. As avaliações consideram o reforço na segurança da região e a facilitação do fluxo de trânsito das delegações internacionais.
Caso a mudança ocorra, as companhias aéreas serão comunicadas para que informem com antecedência aos passageiros que já têm bilhetes comprados.
G20 reúne líderes mundiais no Rio; veja como evento afeta a cidade
LEIA TAMBÉM
G20: veja o que abre e fecha e outros impactos na cidade