Renovação do selo é resultado do compromisso da empresa com a qualidade e inovação O Rodoviário Camilo dos Santos acaba de ter a certificação ISO 9001 renovada. A avaliação foi realizada nos dias 4 e 5 de novembro em auditoria pela empresa Rina Certificações e resultou na manutenção da certificação das unidades RIO e SPO da companhia. A renovação garante que a empresa está atualizada em relação às práticas e tendências do mercado.
Colaboradores da Camilo dos Santos na unidade RIO comemoram com auditor a renovação da certificação
Reprodução Camilo dos Santos
“Mantivemos o selo e, desta vez, sem não conformidade alguma, o que é muito gratificante. Ter um certificado ISO significa que estamos com os nossos processos e procedimentos alinhados, sempre em busca de uma melhoria contínua e a satisfação dos nossos clientes. Temos, sim, muitas coisas a melhorar, mas a renovação da certificação aponta que estamos no caminho certo. E isso é resultado de um trabalho coletivo que, aqui na Camilo, chamamos de ‘Tropa da Qualidade’. Portanto, quero aproveitar e agradecer a todos desse time aguerrido e que venham mais certificados”, afirmou exultante a gerente da Qualidade, Raíza Müller.
A ISO 9001 é uma das normas mais reconhecidas e valorizadas no mundo. Ela define diretrizes para a gestão da qualidade empresarial, com o objetivo de tornar os processos mais eficientes e garantir a qualidade dos produtos e serviços. O certificado ISO 9001 tem como um dos princípios o foco no cliente, ou seja, colocar a experiência do cliente como o centro das motivações na empresa, uma vez que, sem clientes, não há demanda.
Na avaliação do Diretor Comercial da Camilo dos Santos, seriedade, honestidade, compromisso, respeito às pessoas, investimentos e a busca pela excelência fizeram a empresa conquistar a certificação e mantê-la. “Esse reconhecimento está totalmente alinhado ao nosso planejamento estratégico, que é focar no Sudeste do país, onde já atendemos e onde queremos ser referência, fazendo bem feito, com as melhores pessoas e os melhores clientes”, destaca Eduardo Santos Júnior. O Diretor afirma, ainda, que a conquista da ISO 9001 não é o coroamento de um trabalho, mas sim, o início de uma jornada pautada principalmente pela disciplina e comprometimento de todos dentro da empresa.
Entenda melhor a certificação ISO
Desde a sua primeira publicação pela Organização Internacional para Padronização (ISO), em 1987, a ISO estabeleceu-se como o padrão de ouro para sistemas de gestão da qualidade em todo o mundo, a partir da necessidade de harmonizar os padrões de qualidade em diferentes indústrias e países.
Para se adaptar às novas tecnologias, às mudanças nas práticas de negócios e às expectativas dos consumidores, ao longo do tempo, a ISO 9001 passou por várias revisões significativas, em busca de tornar o padrão mais abrangente, acessível e alinhado com as necessidades contemporâneas das organizações, independente do seu tamanho ou setor. Ou seja, a ISO 9001 foi evoluindo em adaptação contínua à dinâmica do mercado global.
Mais recentemente, a versão de 2015 destacou o papel da ISO 9001 não apenas como um instrumento para a qualidade, mas como uma estrutura para o fortalecimento das capacidades organizacionais, a inovação e a sustentabilidade dos negócios em um ambiente cada vez mais competitivo e volátil.
A certificação ISO 9001 traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa, seus colaboradores e clientes, uma vez que oferece vantagem competitiva e busca a melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos processos.